A importância da comunicação corporativa para o sucesso da empresa

A comunicação corporativa é um processo importante dentro de qualquer empresa, afinal, ela representa todas as formas e modos com que a empresa se relaciona com seu público, tanto interna quanto externamente.

Por meio dela a empresa expressa seus valores, objetivos e posicionamento de mercado, visando reduzir desgastes nos relacionamentos com seu público interno, investidores, fornecedores e clientes, e gerar uma imagem positiva junto a eles.

Na postagem de hoje abordaremos um pouco mais sobre o conceito de comunicação corporativa, sua importância para as empresas, quais seus benefícios e quais erros devem ser evitados. Boa leitura!

O que é comunicação corporativa?

Conceitualmente falando, a comunicação corporativa é todo tipo de comunicação realizado por uma determinada empresa com qualquer um de seus públicos, sejam internos ou externos, com o objetivo de informar ou promover produtos e/ou serviços, podendo ser dividida em dois tipos.

Comunicação interna

A comunicação interna refere-se a todos os tipos de troca de informações ou dados realizados dentro da empresa, desde a confecção de um manual de boas práticas até a transmissão de comunicados e a realização de reuniões.

Por meio dela é possível otimizar os processos com mais agilidade, uma vez que cada um passa a ter consciência de suas obrigações, favorecendo o cumprimento de tarefas de forma efetiva e a transmissão de informações de forma eficaz.

Dentro da empresa, ela pode ocorrer de duas formas: horizontal, quando ela ocorre entre pares (ex.: entre setores de mesma hierarquia); ou vertical, em que a comunicação ocorre entre setores de hierarquias diferentes, como uma ordem da diretoria, por exemplo.

Comunicação externa

Na comunicação externa a audiência compreende todos aqueles que não trabalham dentro da empresa, como fornecedores, clientes e possíveis investidores. Nesse grupo, podemos incluir a imprensa e órgãos públicos, como prefeituras, secretarias e órgãos de regulamentação.

A comunicação corporativa externa é essencial para assegurar a satisfação dos clientes, gerar uma boa imagem da empresa e se estabelecer como um ótimo meio para construir sua reputação.

Todas as ações de marketing e de publicidade fazem parte da comunicação corporativa de uma empresa, afinal, elas transmitem uma informação que precisa estar devidamente alinhada à visão e valores da organização, incorporando os canais para atendimento ao cliente, promoção de vendas e divulgação de produtos e serviços.

Por que é importante investir nessa estratégia?

A comunicação corporativa é fundamental para equilibrar seus processos e fazer uma manutenção saudável no relacionamento entre ela e os diversos públicos.

Em casos de crises de imagem, por exemplo, uma empresa transparente e que desenvolveu sua comunicação de maneira correta tem muito mais chances de sair ilesa ou reduzir seus prejuízos.

Outra razão pela qual essa estratégia se mostra relevante é pelo simples fato de seus públicos conheceram o que sua empresa faz e quais são seus valores, permitindo a identificação com suas causas e gerando simpatia junto aos seus públicos estratégicos.

Quais os benefícios de uma comunicação corporativa?

Trabalhar a comunicação corporativa de maneira correta trará, sem dúvidas, inúmeros benefícios à sua empresa, mas, para isso, é preciso realizar muitas pesquisas e montar um planejamento com objetivos claros.

Neste planejamento é essencial que mapeie quais são os públicos estratégicos da empresa, os canais de comunicação a serem utilizados para se relacionar com cada um deles e identificar qual a melhor linguagem para interagir com eles.

Ao ter um planejamento bem elaborado você experimentará uma comunicação mais fluida entre a empresa e cada um desses públicos. No ambiente interno, haverá a redução de especulações e fofocas, mais fluidez na execução de processos e, consequentemente, maior satisfação de sua equipe.

No ambiente externo, a sua empresa passará a ser reconhecida por sua forma de se comunicar, poderá expor seu posicionamento de mercado de forma clara e ganhar uma imagem positiva, gerando uma boa reputação junto aos clientes e a sociedade em seu entorno.

Quais os principais erros que devem ser evitados?

O maior erro em qualquer estratégia empresarial é, sem dúvidas, a falta de planejamento. Ignorar a realidade de mercado e o contexto socioeconômico em que a empresa está inserida tornará a sua comunicação confusa e pouco eficiente.

Outro grande erro é deixar o mapeamento de públicos de lado. Ao conversar com uma pessoa, você deve conhecê-la e saber como falar com ela. Infelizmente, não é difícil encontrar empresas que não possuem um mapeamento de públicos.

A falta dessa definição impossibilita a seleção dos melhores canais e a formatação da linguagem para cada um deles, afinal, você não utilizará a mesma linguagem para falar com seus clientes e com seus investidores, não é mesmo?

A falta de agilidade e preparo para responder às diversas situações do cotidiano corporativo são reflexos de uma empresa sem um plano de comunicação corporativa bem definido e isso, na maioria das vezes, custa caro para elas.

Atualmente, as pessoas esperam um posicionamento mais rápido e claro das empresas, principalmente em situações graves e/ou polêmicas. Não estamos dizendo que você precisa ter um posicionamento acerca de tudo, mas saber como fazê-lo corretamente é a questão.

Como uma agência de comunicação pode ajudar?

Como vimos, a elaboração do planejamento e o preparo para agir ante a uma situação adversa são fatores cruciais para o sucesso da comunicação de uma empresa, contudo, isso não é algo simples e fácil de se fazer.

É nessa hora que a sua empresa precisa contar com uma agência de comunicação especializada para auxiliá-la, afinal, ela possui profissionais especializados e que são altamente capazes de lidar com as mais diferentes situações.

Esses profissionais podem trazer experiências de casos passados que, certamente, farão toda a diferença em um momento crítico, além de saberem como evitar os principais erros que podem prejudicar a sua empresa e maximizar os benefícios que ela pode trazer.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é a comunicação corporativa, é certo que você queira começar a investir hoje mesmo para ter sucesso na empresa! Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudá-lo a obter os melhores resultados com essa estratégia.

Leave a comment