Aprenda a criar campanhas de marketing totalmente eficazes

Como você define uma campanha de marketing de sucesso? Pode ser que atingir algum objetivo ou nível de desempenho seja um indicador de que tudo deu certo. Apesar dessa ser a parte mais visível da estratégia, ela é apenas o resultado de um conjunto de ações. Para que você alcance o alvo dos seus projetos, é preciso seguir alguns passos.

Pode ser que você esteja trabalhando a divulgação da marca ou queira aumentar as vendas, mas para conquistar as metas estabelecidas você terá que planejar, ficar atento a alguns detalhes durante a execução da campanha de marketing e até mesmo trabalhar depois do fechamento da venda. Confira neste texto alguns segredos para garantir bons frutos para a sua produção!

Planejamento

Essencial para estabelecer uma comunicação eficiente, um planejamento bem estruturado é o norte para orientar o caminho. Fazer anúncios ou realizar ações pontuais para a gestão da marca de forma aleatória é semelhante a jogar na loteria: apesar de você ter chances de ganhar, são muito baixas as probabilidades.

Assim como você perceberá a seguir, o planejamento precisa de muita atenção. Não é à toa que Abraham Lincoln afirmou que: “se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis horas afiando meu machado”. Se for possível, conte com um profissional de marketing para acompanhar o desenvolvimento do plano. Veja alguns itens para a sua check list:

Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo é reunir os dados que apontam quais são as melhores estratégias. O que está sendo usado, quais são as tendências ou se existem novidades sendo implementadas no momento. Descubra como anda seu segmento de mercado e acompanhe o que outras empresas estão fazendo para que você possa aprimorar suas entregas e se destacar, vencendo a concorrência.

Defina o público-alvo

Depois que você entendeu o cenário e como outras marcas estão trabalhando, é hora de descobrir quem é a sua audiência. Incremente sua pesquisa com dados como os maiores desejos e problemas do seu público e crie uma persona, com ela você otimiza a conexão da empresa com os clientes, entendendo o que leva o seu perfil de consumidor a comprar.

Trace uma meta

Para onde todos vão com a campanha de marketing que você está desenvolvendo? Com um objetivo claro e compartilhado com todos os envolvidos, fica fácil traçar vários caminhos para ter sucesso. Inclusive, se alguém perceber que a estratégia está fora de curso, pode identificar a situação e ajudar para que as ações tenham efeito.

Crie seu plano de ação

Informações coletadas, vamos para a ação? Quase isso! O plano de ação orienta cada passo para que o plano de marketing tenha o maior impacto. Você informará quem é o responsável, período ou data limite, estrutura e materiais necessários para que a ação seja concluída. Crie um cronograma para otimizar a visualização, hoje existem muitas ferramentas pagas e gratuitas.

Escolha os KPIs

Em português, indicadores-chave de performance consistem na definição das métricas adequadas para acompanhar e mensurar o desempenho das suas estratégias. Uma campanha no Facebook Adwords para conseguir novos leads, por exemplo, não pode ter como métrica a quantidade de compartilhamentos do anúncio. Escolha de 2 a 3 medidas que estejam de acordo com o objetivo.

Determine o orçamento

Para que a sua estratégia tenha sucesso, será preciso contratar alguma empresa ou profissional? Caso a divulgação tenha ações pontuais como eventos, será possível gerar mídia espontânea? O site está atualizado? Os investimentos com uma campanha de marketing vão muito além dos anúncios, por isso é importante saber o valor que será necessário e, principalmente, quanto a sua empresa poderá aplicar.

Descubra quais os melhores canais de comunicação

O plano de mídia deve ser de acordo com a sua persona. Se é um público jovem, por exemplo, o ideal é apostar nas estratégias online como as redes sociais. Pense em quais plataformas, pagas e próprias da empresa, serão usadas para alcançar a sua audiência. Mantenha uma identidade visual consistente nos diversos formatos para fortalecer a lembrança da marca.

Execução e monitoramento do plano de marketing

Com o plano em mãos, time escalado e recursos disponíveis, entramos na execução da sua estratégia. Busque inspiração em cases de sucesso e faça uma checklist para não se esquecer dos detalhes. Seja ágil e flexível, pois podem surgir oportunidades e imprevistos ao longo do caminho, aproveite as melhores situações.

Outro ponto importante é o monitoramento dos seus KPIs, nessa hora é interessante contar com uma agência profissional, que já está habituada a interpretar os dados coletados. O lançamento de um novo produto, por exemplo, pode ter um ou vários picos de vendas, logo não é possível usar o primeiro dia como referência para os demais.

Pós-venda

Outro ponto relevante é o pós-venda (leia como venda o objetivo da campanha). Esse é o momento de entregar o que foi prometido e surpreender seu prospect ou cliente com algo além do combinado. Procure ouvir e saiba mais sobre a experiência dos seus usuários e quais melhorias eles sugerem. Esse caminho mostra soluções incríveis e funcionais para a sua persona.

Análise dos resultados

Ao terminar a campanha, monte relatórios com os resultados das suas ações. Assim é possível calcular o ROI (retorno sobre investimento) e outras métricas de acordo com o objetivo, como o custo de aquisição por cliente, ou CAC, no caso de vendas. Use essas informações com inteligência para entender melhor o seu público e como otimizar suas ações.

Sempre que possível, reúna toda a equipe envolvida e compartilhe a vitória, isso mostra aos seus colaboradores que o sucesso da campanha de marketing também é deles. Após esse momento, sem procurar por culpados, enumere os pontos positivos e o que precisa ser mudado. Se o foco estiver nas ações, todos ficarão mais à vontade para sugerir melhorias.

Viu como você pode garantir excelentes resultados na sua campanha de marketing? Conte com a ajuda de profissionais atualizados e com experiência para otimizar os processos. Como falamos, é muito importante desenvolver um planejamento e também acompanhar a execução do projeto, fazendo alterações quando necessário. Lembre-se de garantir as entregas, além de explorar os desdobramentos pós-campanha.

Se você estiver precisando de inspiração ou tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Somos especialistas em comunicação e gostamos muito de conversar sobre as soluções mais criativas e inteligentes.

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