Como atrair mais clientes: 4 estratégias práticas

Quem pesquisa com frequência sobre estratégias de marketing para conseguir mais clientes sabe que a simples satisfação das expectativas do consumidor já não é um diferencial, mas uma condição indispensável para sobreviver no mercado. Como consequência, essa já não é a única forma para conquistar novos compradores.

A obtenção de clientes está ligada a uma série de fatores que dizem respeito a:

  • quem é a sua empresa;
  • como ela é vista no mercado;
  • qual a sua participação no mundo digital;
  • o que ela está disposta a entregar.

Por isso, separamos para você dicas sobre essas 4 estratégias práticas que vão te ajudar a descobrir como atrair mais clientes. Vamos conferir?

1. Tenha um posicionamento consistente

Quando se trata da comunicação da sua marca, é necessário saber exatamente qual é a sua real razão de existir, o valor que ela entrega para o cliente e pelo que ela quer ser lembrada. Para isso, sua empresa precisa de um posicionamento consistente e que agregue valor ao seu público.

É a partir daí que você começa a determinar os processos de:

  • inovação dos seus produtos;
  • precificação da sua entrega;
  • atendimento aos clientes;
  • flexibilização da experiência de uso;
  • aproximação com seu público-alvo.

Um posicionamento consistente serve para esclarecer aos seus clientes qual é a alma do seu negócio e as razões pelas quais o que você está entregando é melhor do que a oferta do seu concorrente.

2. Invista em uma identidade visual agradável

Sabe aquela frase que diz: “a primeira impressão é a que fica”? Isso se aplica perfeitamente à identidade visual da sua empresa. Se você quer saber como atrair mais clientes, é a hora de rever alguns itens sobre a identidade visual do seu negócio e descobrir se eles estão alinhados com o posicionamento da sua empresa.

A identidade visual é responsável por passar credibilidade à marca, além de determinar pelo que sua empresa será lembrada. Para garantir presença no mundo digital, por exemplo, é preciso investir em um site bem estruturado, um visual agradável e uma apresentação organizada.

Se você não tem ideia de como fazer isso, vale buscar a ajuda de uma agência de comunicação.

No entanto, existem muitos outros itens que colaboram para uma identidade visual agradável, como:

  • o logotipo da sua empresa;
  • o cartão de visita;
  • os envelopes e papéis timbrados utilizados;
  • as páginas em redes sociais;
  • as embalagens e brindes que a empresa distribui;
  • a assinatura de e-mail dos colaboradores, etc.

3. Valorize a comunicação empresarial digital

Com um posicionamento consistente e uma identidade visual agradável, é hora de investir pesado em comunicação empresarial. No entanto, é importante que os outros dois itens estejam ok; afinal, inconsistência no negócio ou uma imagem empresarial duvidosa podem colocar tudo a perder.

A comunicação é um dos itens mais importantes quando se pensa em ações para atração de novos clientes. Isso acontece porque, no mundo digital, a presença e interação das pessoas é muito mais intensa. Por isso, é importante valorizar ações como:

  • a geração de conteúdos de valor por meio de um blog corporativo;
  • a interação constante com usuários de mídias sociais;
  • a disponibilização de materiais gratuitos e relevantes para o seu público-alvo;
  • a otimização do site da empresa por meio de SEO;
  • o contato frequente e envio de conteúdos de valor por e-mail marketing;
  • a análise cíclica dos dados gerados a partir dos seus canais digitais para ver o que, de fato, tem funcionado.

4. Foque no valor e não no preço

Por fim, mas não menos importante, é preciso que você tenha clareza — como um princípio a ser seguido — de que o foco da sua empresa não deve estar no quanto de dinheiro ela recebe dos clientes, mas sim o quanto ela está disposta a entregar para eles.

Com isso, as pessoas perceberão o impacto do seu produto ou serviço em suas vidas e, consequentemente, o faturamento da sua empresa se tornará uma contrapartida natural e óbvia na negociação.

Agora que você já descobriu como atrair mais clientes através de diferentes estratégias, não deixe de ler o nosso post: Você sabe como aumentar as vendas de seu negócio? Descubra aqui!

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