Comportamento do consumidor: saiba como descobrir as preferências

Os avanços tecnológicos e a redes sociais mudaram o comportamento do consumidor. O que antes levava tempo e demandava seu deslocamento até uma loja, hoje é feito com apenas alguns cliques e uma conexão com a internet.

A grande disponibilidade de informações acerca de um produto fez os consumidores se tornarem cada vez mais críticos em relação a uma escolha, comparando todos os benefícios oferecidos por uma empresa e seus concorrentes.

Neste artigo, abordaremos sobre esse novo perfil e como a sua empresa deve se adaptar a ele. Confira!

O comportamento do consumidor moderno

Frases de efeito, slogans e uma arte bonita já não são mais suficientes para chamar a atenção de seus consumidores. Para ganhar relevância, as empresas precisam conhecer o perfil de cada um de seus públicos a fundo.

As pessoas estão cada vez mais críticas em relação ao que as marcas dizem e fazem e um discurso generalista, certamente, não trará nenhum benefício ou será de baixa eficiência, sendo assim, é preciso alinhar a sua comunicação corporativa aos seus públicos.

É preciso personalizar o processo de compra de tal maneira, que o cliente sinta que a empresa realmente se importa com ele, tornando o relacionamento pessoal. Mas para isso, é preciso ir além de dados demográficos e conhecer seus valores, ideologias, estilo de vida e objetivos.

A identificação do perfil do consumidor

Antes, para identificar o perfil do público, não existia outra maneira a não ser por meio de pesquisas. Hoje em dia, já é possível obter informações por meio de ferramentas de marketing digital, reunindo dados para potencializar suas ações de marketing. Veja os principais pontos:

Demográficos

Apesar de serem dados simples, eles são a base para iniciar a construção do perfil de comportamento do consumidor. Veja os principais dados que você precisa levantar:

  • idade;

  • sexo;

  • formação;

  • faixa de renda;

  • classe social;

  • estado civil;

  • local de residência.

Cultural

O perfil cultural corresponde, basicamente, ao ambiente no qual o indivíduo está inserido e suas crenças, sendo os principais pontos:

  • valores internos;

  • religião;

  • familiaridade com tecnologias;

  • grupos ou tribos sociais a que pertence;

  • status social relacionado ao consumo.

Comportamental

Como o próprio nome indica, essas são as características ligadas ao comportamento do indivíduo nas relações de consumo:

  • preferências de consumo;

  • estilo de vida;

  • motivação;

  • utilização de tecnologias em seu cotidiano;

  • busca por novidades;

  • formas de consumo de informações.

Após reunir todos esses dados, ficará muito mais fácil para a empresa conhecer qual é o perfil de seus públicos e compreender o comportamento do consumidor durante a jornada de compra.

A coleta e a análise de dados

Você deve estar se perguntando de que maneira você poderá coletar todos esses dados sobre seus públicos de maneira simples, certo? Fique tranquilo! Além da aplicação de questionários, seja ela online ou offline, existem outras fontes.

Software de CRM

Utilizado em diversas empresas de todos os segmentos, o Customer Relationship Management, ou software de gestão de relacionamentos, é uma excelente forma de coletar todos os dados gerados por uma transação e catalogá-los para posterior análise.

Redes sociais

Outra fonte riquíssima de informações relacionadas ao perfil de seus públicos são as redes sociais. Nelas, a coleta de dados culturais e comportamentais pode ser realizada de maneira simples, basta você avaliar os seguidores de sua página.

Com todas essas informações em mãos, é preciso sentar e analisar todos os dados levantados e buscar por um padrão que permita a segmentação de seus públicos por interesse, conhecendo o seu perfil de modo aprofundado.

Ao segmentar seus públicos, é possível a criação de ações direcionadas a cada um deles, afinal, eles possuem perfis e interesses específicos e demandam um tipo de ação e uma linguagem diferentes.

É fato: o comportamento do consumidor mudou. Será que sua empresa está preparada para atendê-lo?

Aproveite sua visita ao nosso blog e veja esse artigo sobre como fidelizar clientes para potencializar suas vendas!

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