Conheça 10 campanhas publicitárias criativas para inspirar seu negócio

Comunicar ações e divulgar produtos e serviços são os principais objetivos de campanhas publicitárias. Mas ideias simples e impactantes, que conquistam o público e encantam os clientes, indicam eficiência e a alta performance da estratégia. Desenvolver planos de sucesso muitas vezes exige ações inusitadas e, para isso, é preciso se soltar.

Como todo processo criativo, uma campanha não pode começar com limitações. Para alimentar o seu imaginário, libertando todo o seu potencial, um bom exercício é se alimentar de excelentes concepções. Por isso, separamos 11 campanhas publicitárias muito criativas, de chuveirão na forma de máquina de refrigerante a um texto bem resolvido que vale mais do que mil imagens. Aproveite a leitura!

1. Fiat

Top of mind de 2016, a Fiat foi a marca mais lembrada pelo consumidor brasileiro naquele ano. Para dividir o prêmio com o público, a empresa de automóveis decidiu fazer uma piada com a concorrência: “De que adianta fazer tanto gol e perder na final?” Uma boa solução de redação que dispensa qualquer imagem.

2. Cerveja Baltica

Com uma estratégia de marketing de guerrilha, a cerveja chilena criou um suporte similar às latas, nas barras de apoio do metrô de Santiago, Chile. Ao andar de metrô, a impressão era a de que as pessoas estavam segurando uma lata da Cerveja Baltica.

3. Heineken

Continuando a falar de cerveja, mas mudando o foco, a Heineken abordou questões sociais. Ela convidou pessoas com perspectivas opostas sobre conceitos como feminismo ou ambientalismo. Sem saber do que se tratava, a dupla participava de um jogo colaborativo. Ao final era exibido um filme onde a pessoa expunha sua opinião sobre o assunto controverso na frente da dupla.

Depois cada um decidia se compartilharia ou não uma cerveja com aquela pessoa. Com o mote “abra sua mente, abra seu mundo”, eles montaram um vídeo para divulgação do experimento. A campanha no Facebook atingiu 3 milhões de visitas na primeira semana e mais de 50 mil ações (curtidas ou compartilhamentos) no primeiro mês.

4. Axe

Apesar de ações digitais terem alta repercussão, campanhas offline também podem ser muito criativas e igualmente impactantes. Com humor adequado ao público, a famosa marca de desodorantes, Axe, usou a sinalização em espaços públicos. Quantas pessoas por dia podem ser impactadas se você usar uma estação de metrô, por exemplo?

Interagindo com as placas que indicam a saída de emergência, que têm o desenho de um boneco correndo para a porta, a empresa instalou outra placa com identidade visual semelhante com um grupo de mulheres, como se estivessem correndo atrás do homem da outra placa e a assinatura da logo.

5. Lean Cuisine

A marca é uma empresa norte-americana de congelados que cresceu vendendo opções de pratos com baixo teor de gordura. Eles apostaram em uma abordagem inovadora com as mulheres, seu público principal. A campanha nomeada #WeighThis, ou pese isto, em livre tradução, aconteceu na estação central do metrô de Nova York, onde eles convidaram as mulheres a se pesarem.

Em vez do peso, as convidadas recebiam placas para escrever uma atitude de peso. Por exemplo: salvar a vida dos irmãos, ter sucesso nos negócios ou cuidar de 200 crianças de rua. O resultado foi um vídeo com quase 100 mil visualizações e a hashtag da campanha, usada no Twitter, com mais de 204 milhões de impactos na rede.

6. QébecSon

A empresa canadense apostou nas sacolas da loja como uma forma de divulgação. Eles usaram as alças das embalagens como parte do desenho, simulando a haste de um headphone. A marca, especializada em eletrônicos, usou os próprios consumidores para chamar a atenção nas ruas.

7. Fanta

Com o lançamento da Fanta sabor guaraná, a marca usou uma estratégia que combinou marketing online e offline. A empresa anunciou no Facebook e Instagram, segmentando a campanha para jovens em cidades com McDonald’s (que foi uma empresa parceira). Foi usado um chatbot no messenger do Facebook que distribuía cupons de Fanta guaraná na rede de lanchonetes.

O objetivo era fazer o consumidor usar seu cupom, recebendo a amostra grátis (dois copos de Fanta Guaraná, em uma unidade do McDonald’s). O resultado conquistado foi 46% maior que o objetivo estabelecido, gerando 2,6 milhões de cupons via messenger.

8. Ad Council

Com o apoio de empresas como a P&G, Coca, Pepsi e Unilever, a estratégia foi instalar um enorme raio-x que revelava o que acontecia, mas representado apenas por esqueletos. O objetivo da campanha com o mote “o amor não tem rótulos” era de levantar a questão dos diversos preconceitos como raça, gênero, etnia, dentre outros. O vídeo da ação viralizou, tendo impacto mundial.

9. Sprite

A marca instalou um chuveirão no formato de uma gigantesca máquina de refrigerantes na praia de Geribá, em Búzios (RJ). Com o nome de Sprite Shower, a ducha ofereceu uma média de 1500 chuveiradas por dia aos banhistas, fortalecendo o slogan da campanha: refresque suas ideias. A campanha alcançou o sucesso desejado, sendo replicada em diversas praias do mundo em uma nova edição.

10. Old Spice

Transmissão ao vivo de 48 horas ininterruptas no Facebook prova que o desodorante realmente funciona. A ideia da campanha foi promover o reconhecimento da marca no mercado brasileiro. Com a divulgação por anúncios e parceria com influenciadores digitais, a marca colocou um personagem em um estúdio durante dois dias. Após usar o produto, ele executou as atividades propostas pelo público no chat do Facebook.

O resultado foi surpreendente, a transmissão ao vivo alcançou 2 milhões de pessoas, impactando 60% dos homens brasileiros entre 16 e 34 anos. Além disso, a empresa conseguiu ver como a percepção de marca aumentou.

Viu como é possível desenvolver campanhas publicitárias criativas, independentemente do tipo de negócio e do porte da sua empresa? Para garantir o sucesso, pesquise seu público, procure entender quais são os sonhos e problemas que a sua persona enfrenta. Sempre que possível, contextualize sua campanha com algum assunto do momento e valores da empresa.

Superproduções costumam gerar grandes impactos, mas soluções simples também podem cativar seu público-alvo.

Está lançando um produto ou serviço novo? Que tal promover o lançamento oferecendo uma amostra de forma criativa para os clientes em potencial?

Agora que você já se inspirou com essas campanhas publicitárias, compartilhe este post nas redes sociais e motive mais pessoas a despertar seu potencial criativo!

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