Entenda como fazer a gestão de marca da sua empresa corretamente

Realizar uma gestão de marca de forma eficiente é bem mais do que investir em marketing. Certo que ambos fazem parte de um branding de sucesso, contudo, além de se mostrar como um bom investimento, suas atitudes têm grande importância.

Infelizmente, não é difícil encontrar casos em que a empresa se posiciona no mercado de uma forma, mas que não pratica aquilo o que diz. Essa lacuna faz com que os consumidores, cada vez mais atentos, desacreditem da marca e sigam para os concorrentes.

Neste post abordaremos um pouco sobre o branding e como essa gestão de marca pode ser implantada com sucesso. Confira!

O poder do branding

Ganhar o coração de seus clientes e fidelizá-los é o principal objetivo de um trabalho de gestão de marca eficiente. Para isso, é preciso buscar a empatia desse público junto à sua empresa, por meio da explicitação de seus valores e suas práticas.

Uma marca vai além de sua identidade visual, site e materiais. O valor de uma marca está mais ligado à percepção que as pessoas têm sobre ela, do que ao que a empresa diz sobre si e que reforça em suas propagandas.

Hoje, as transações comerciais se tornaram o resultado de um relacionamento e, assim como na vida pessoal, só nos relacionamos com quem temos afinidade, logo, o seu negócio precisa se relacionar com seu público e conectar-se a ele de modo simpático.

A concorrência está aumentando a cada dia e, sem dúvidas, o que faz um cliente escolher uma marca em detrimento a outras são os valores, crenças e práticas que ela possui.

Vejamos, abaixo, algumas dicas para que você o implante em sua empresa.

Concentre-se em seus públicos interno e externo

Como dissemos, a percepção do público em relação a uma empresa é o que faz a marca e, para atingi-lo de maneira positiva, é preciso conhecer quais são suas necessidades e os valores em que acreditam.

Mas, antes de sair fazendo pesquisas de mercado, você precisa olhar para dentro do seu negócio e conhecer o seu público interno, afinal, eles são os seus principais clientes e podem ser os melhores defensores de sua marca.

Um negócio que têm valores, como pontualidade e transparência, não pode atrasar pagamentos ou tomar decisões arbitrárias. Esse tipo de contradição faz com que seus colaboradores não a enxerguem com bons olhos.

Antes de promover a sua marca para fora, busque saber se seus colaboradores estão satisfeitos, se compreendem os valores e a cultura da organização e se a enxerga aplicando-os em seu cotidiano.

Depois de “arrumar a casa”, é preciso trabalhar o seu público externo. Nesse momento, a escolha de uma linguagem única e uma postura de mercado linear são fundamentais, pois é por meio delas que seus clientes a identificarão.

Crie um DNA de marca

As campanhas de marketing mudam com certa frequência, contudo, a forma de se comunicar precisa permanecer a mesma. Mesmo que os objetivos variem, o cerne da empresa deverá estar presente e inalterado em todas as suas formas de comunicação.

Esse trabalho contínuo, permite a construção de um DNA de marca muito forte, de forma que seus clientes reconheçam sua marca, independentemente do meio e do formato utilizado.

Outro benefício de ter um DNA de marca é que os valores propostos pela organização se reafirmam constantemente, fixando-os na mente de seus consumidores e a tornando uma referência, atraindo cada vez mais pessoas que se identificam com ela.

Essa identificação deverá proporcionar experiências únicas para os seus clientes que, certamente, transmitirão para os seus círculos sociais. O boca a boca ainda é uma das maiores formas de propaganda.

Tenha uma identidade visual que faça sentido

A gestão de uma marca começa muito antes de suas atividades. Para se ter sucesso, é preciso investir na criação profissional de uma identidade visual completa e que esteja ligada aos valores propostos pela empresa.

De nada adianta ter uma planta em seu logotipo, uma vez que a organização pratica o desmatamento, ou suas atividades agridem ao meio ambiente e não oferecem ações para minimizar os impactos. A situação fica pior ainda quando o slogan faz alguma referência à preservação da natureza.

É preciso criar a marca de maneira lógica e condizente com as práticas do seu negócio. Muitas vezes, o empresário pensa que pode fazer sozinho ou contrata um trabalho amador e isso é um grande erro.

Ao se conceber uma identidade visual é preciso avaliar os valores da empresa, as cores a serem utilizadas e suas representações, o posicionamento que ela terá e qual é a mensagem a ser transmitida aos públicos a cada ponto de contato.

Tenha um posicionamento claro

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber se posicionar em relação aos diversos assuntos e ao mercado em si é fundamental. Mas, muito além de se posicionar verbalmente, é preciso reforçar esse posicionamento por meio de suas atitudes.

Pior do que um posicionamento desfavorável é uma empresa que não sabe se posicionar de maneira clara, deixando margem para interpretações que, na maioria das vezes, não resultam em algo positivo para a marca.

Defenda e reafirme a posição do seu negócio pois, dessa forma, as pessoas poderão se identificar e, assim, se tornarão defensores de sua marca e você ganhará credibilidade junto a eles. Em momentos de crise, ter um posicionamento claro é o que fará a diferença entre a empresa sair ilesa ou encerrar suas atividades.

Invista em conteúdos estratégicos

Atualmente, o marketing digital é a base para que as empresas possam alcançar seus objetivos e conquistar os resultados esperados. Trabalhar com conteúdos estratégicos é essencial para fortalecer a marca, tanto no ambiente online quanto no offline.

Desenvolva pautas de maneira a reafirmar os valores de sua organização e estabelecer um relacionamento mais próximos com o seu público. Mas cuidado! As pessoas não são ingênuas e sabem diferenciar um conteúdo sincero de uma autopromoção exacerbada.

Se sua empresa prega a sustentabilidade, trabalhar com conteúdos relacionados ao tema e, até mesmo, mostrar como é feito o desenvolvimento sustentável no seu negócio são boas estratégias para gerar valor à sua marca.

Com isso, será possível demonstrar que, além de deter esse valor, ele é praticado internamente.

Como vimos, o branding de uma empresa não é uma tarefa tão simples quantos alguns acreditam, logo, contar com o apoio de uma agência especializada faz toda a diferença. Ela conta com vários profissionais, de diversas especialidades que, sem dúvidas, trarão as melhores soluções e estratégias para a sua empresa fazer uma gestão de marca eficiente.

Ficou interessado em investir em uma gestão de marca, mas não sabe por onde começar? Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!

Leave a comment