Entenda como lidar com um orçamento de marketing limitado no offline

Pequenas empresas que contam com um orçamento de marketing limitado precisam saber como criar uma boa estratégia offline (e também online) sem investir grandes somas de dinheiro. Qualquer empresa que desenvolve seus negócios tanto no mundo físico quanto no mundo virtual precisa de uma estratégia de marketing que permita à marca crescer e se expandir.

Muitas vezes, um bom plano de ação requer um investimento substancial, relativamente maior que nos negócios online. No entanto, os recursos econômicos a serem utilizados podem não ser suficientes para satisfazer uma importante linha estratégica.

Em qualquer caso, estabelecer uma programação adequada e efetiva é etapa obrigatória. Felizmente, mesmo com orçamento de marketing limitado, é possível definir uma estratégia funcional evitando dispersar energias preciosas. Vamos ver como!

Elabore um planejamento

A base de um amplo e vasto plano de marketing bem-sucedido é o planejamento. Podemos usar marketing direto, estratégias de publicidade tradicionais, ações locais ou qualquer outra ação que se revele rentável e em consonância com o objetivo a ser alcançado. O importante é estar pronto e preparado.

O planejamento realizado com antecedência permite que você controle melhor os recursos disponíveis ao encontrar as soluções de comunicação de marketing com uma relação qualidade/preço mais vantajosa. Além disso, você é capaz de alcançar melhores resultados enquanto permanece dentro do seu orçamento de marketing limitado.

Um exemplo: as estratégias a serem implementadas durante as férias de Natal são muitas vezes elaboradas no primeiro período do verão. Uma metodologia de abordagem que, se corretamente definida, só pode ser bem-sucedida.

Dê um passo de cada vez

Primeiro você aprende a caminhar e, só depois, começa a correr. A tentação poderia ser se lançar para o mundo do marketing offline com uma grande estratégia abrangente. Mas, mesmo positivo, o resultado poderia se revelar abaixo das expectativas.

A chave para o sucesso reside em pequenas etapas. Trabalhe individualmente em setores específicos e passe para os próximos passos somente quando um nível de resultado satisfatório for alcançado. Tal processo gradual dificilmente resultará em falhas ou em dados negativos.

Confie em especialistas

As propostas de marketing usuais e datadas que as empresas frequentemente recebem — como a promessa de crescimento da marca no menor tempo possível — costumam servir apenas ao objetivo de lucro do consultor. Por isso, confie no suporte e nas oportunidades de crescimento oferecidas por um verdadeiro especialista. 

Cair em uma armadilha poderia dispersar os recursos financeiros já escassos. Fora que um possível sucesso súbito não oferece garantias de que está destinado a durar. A regra número um é aprender a escolher uma agência ou profissionais que realmente sabem como fornecer o conselho certo ou fazer um trabalho de assessoria realmente bom.

Se você não pode confiar a sua estratégia de marketing offline a especialistas, uma solução válida é gerenciar a linha de ação de forma independente e dentro da própria empresa. Isso envolve contemplar uma despesa subsequente em vendedores valiosos, de acordo com o orçamento de marketing disponibilizado.

Também é possível terceirizar apenas uma pequena parte do negócio para uma agência ou profissional, em vez de todo o plano de ação a ser realizado.

Reveja todo o funil de compra

Da mesma forma como é feito no marketing online, deixar o funil de compra no offline afinado com a estratégia é essencial.

Faça uma espécie de teste de compra em sua empresa. Assim, você terá a oportunidade de verificar com seus próprios olhos a jornada percorrida pelo cliente antes de comprar. Com essa observação, tente responder às seguintes perguntas:

  • Existem problemas no atendimento ao cliente?

  • O marketing, de forma geral, pode ser otimizado?

  • O processo de compras é ágil e facilitado?

  • E as formas de pagamento?

Depois de ter tomado nota de quaisquer problemas existentes, você pode ajustá-los e fazer as melhorias necessárias.

Uma boa ideia é pedir a uma pessoa que não conhece sua empresa para realizar todo o processo de compra e tomar nota das dificuldades encontradas. Uma opinião externa é essencial para identificar problemas que nós, que conhecemos nosso negócio com perfeição, talvez não conseguimos ver.

Concentre-se no seu público

A ideia básica de marketing é sempre obter mais visibilidade. No entanto, não adianta apenas buscar um crescimento contínuo no número de usuários. É importante que a conversão seja alcançada sempre que possível.

Estude e conheça quem é seu cliente. Se você entender perfeitamente a quem direcionar suas estratégias, seu orçamento de marketing, mesmo que limitado, estará otimizado. Isso porque você aumentará o alcance do seu público, uma vez que atingirá pessoas mais qualificadas.

Uma dica valiosa é desenvolver bem sua persona. Não basta apenas ter uma ideia geral do cliente, é fundamental saber qual seu nome, sua idade, sua profissão e suas preferências. Acima de tudo, entenda perfeitamente qual é seu problema e como você pode solucioná-lo.

Equilibre seu orçamento de marketing offline com o online

Uma boa tática para economizar no orçamento é equilibrar as forças de uma estratégia offline com o potencial de alcance do marketing online. De forma geral, marketing na internet tem um custo menor e é excelente para impulsionar suas estratégias offline.

Procure intercambiar o fluxo de pessoas nas duas estratégias. As redes sociais, por exemplo, são excelentes para criar relacionamento com os clientes e atendê-los de forma mais pessoal.

O marketing de conteúdo também pode ajudar a impulsionar suas vendas, direcionando o público para se conscientizar a respeito de sua marca.

Por fim, é importante entender que o marketing offline (tradicional) não está morto. Também não foi substituído pelo marketing online. O ideal é saber unir as duas estratégias para alavancar o crescimento de seu negócio de forma consistente e otimizada.

Ter um orçamento de marketing limitado não significa que você não possa elaborar uma estratégia eficaz. Muito pelo contrário, isso significa apenas que é preciso saber gerir os recursos que sua empresa tem em mãos.

Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e mostre que você já está aprendendo a analisar seus resultados para melhorar seu marketing e otimizar seu orçamento.

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