Gestão de redes sociais: descubra como fazer da maneira certa

As estratégias digitais da sua empresa contam com ações nas redes sociais e alcançam o retorno esperado? Independentemente do seu segmento de mercado, sabemos do impacto que a presença online exerce sobre as vendas. Por isso, decidimos trazer este artigo com informações importantes para que você consiga fazer a gestão de redes sociais da melhor forma para o seu negócio.

Uma marca que aposta em técnicas para otimizar suas ações em redes sociais, além de melhorar o relacionamento com os clientes, garantindo uma maior fidelização, agrega os valores desejados. Isso fortalece a cultura da empresa, transmitindo seu posicionamento e destacando a marca da concorrência.

Então, a seguir, confira quais atitudes você pode adotar para ter uma gestão de redes sociais mais eficiente!

Entenda seu público e fale com ele

Já ocorreu de você ver a mensagem de um amigo e, nas primeiras palavras, saber quem está falando? Isso acontece porque as pessoas têm um padrão de fala. Para que a sua empresa seja única para o público, entenda com quem você está se comunicando. Adote um mesmo tom e tipo de linguagem e destaque sua marca da concorrência.

Defina um calendário editorial

Essa ferramenta serve para que você, além de escolher os assuntos que abordará, planeje com que frequência e em quais horários serão postadas as publicações da empresa. Nas redes sociais, o dia da semana e a hora ideais para fazer postagens será diferente para cada plataforma e público. Analise quando você alcança os melhores resultados e trabalhe com esses períodos.

Mesmo que o calendário editorial para o gerenciamento das redes sociais esteja mais voltado para o agendamento das publicações, você pode adotar ações de diversos tipos de marketing. Nesse sentido, como estratégia de marketing de conteúdo, você pode, por exemplo, direcionar seu público para novos artigos no blog da companhia.

Interaja com sua audiência

Talvez você já tenha lido sobre gestão de redes sociais e saiba da importância de interagir com o público. Mas, será que os comentários dos prospects e dos clientes não precisam ser considerados? Na verdade, precisam e devem. Esse é o diferencial dos canais de comunicação online: apesar de conseguirem alcançar um grande público, cada pessoa também tem a possibilidade de chegar até a empresa.

Responda aos comentários, esclareça dúvidas e dê o retorno necessário. Quando receber comentários negativos, não apague, na medida em que esse tipo de mensagem costuma aumentar o engajamento da audiência e estimular o surgimento de defensores e promotores da marca. Além disso, para melhorar a experiência do usuário, mantenha a identidade visual da sua empresa e também de cada campanha.

Acompanhe métricas para fazer a gestão de redes sociais

Saber quais os indicadores ideais para analisar o desempenho da sua empresa é essencial para corrigir possíveis falhas e também otimizar processos. O primeiro passo é definir qual objetivo você deseja alcançar. Se está numa campanha de fidelização de clientes, por exemplo, a conversão de novos leads não parece tão importante quanto a sociabilidade e a reputação da marca.

Torne a meta clara para toda a equipe. Assim, em vez de acompanhar métricas oferecidas pela própria plataforma, como o número de curtidas, você conseguirá se concentrar nos dados relevantes para o seu negócio. Antes de executar as campanhas, defina quais informações serão monitoradas e em qual periodicidade. Não se esqueça de anotar o desempenho para análises posteriores.

Na hora de fazer a gestão de redes sociais, lembre-se de documentar todo o plano e os resultados obtidos com ele. Experimente ainda versões A/B para ter o melhor desempenho de campanhas pagas. As estratégias nas redes podem contar com diversas ações criativas. A fim de encontrar a melhor solução, inspire-se em campanhas de grandes marcas e conte com uma equipe especializada.

Gostou dessas dicas para transformar as redes sociais em um canal de promoção e de engajamento com a sua audiência? Mantenha a frequência das suas publicações e converse com seu público, mostrando o tom pessoal da sua marca.

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