O que é Branding? Domine esse conceito definitivamente!

Ter sua empresa reconhecida no segmento de mercado, melhor ainda, lembrada pelo seu público-alvo como a primeira opção quando eles pensam nas suas soluções. Esse é o principal objetivo de fazer branding: atingir não só a mente, mas também o coração do cliente. Essa estratégia é fundamental, pois hoje os consumidores estão mais informados e conscientes do processo de compra.

O branding é uma forma de aproximar seu negócio do cliente, promovendo um relacionamento e agregando valores à marca. Como uma pessoa, para sua empresa ter uma personalidade forte, é preciso que ela seja coerente. No caso, é preciso que a comunicação, a qualidade e o atendimento sejam padronizados. Descubra neste artigo como o branding pode aumentar as vendas do seu negócio!

Entenda o conceito de branding

Agregar valores, solidificar a identidade visual, se relacionar com o público-alvo e ser bem lembrado. O branding é o gerenciamento da marca, para que ela promova experiências positivas com a audiência, gerando uma significação emocional para o público. É um trabalho para a sua empresa ser reconhecida, apresentando, além de valores, uma cultura e um estilo de vida a ser adotado.

Para criar estratégias de branding impactantes, é preciso trabalhar com muita criatividade. Desenvolva a identidade visual. Do logo às embalagens do produto, tudo deve fazer sua persona saber que está se relacionando com a sua empresa. Alinhe o atendimento, a própria qualidade dos seus produtos ou serviços e experiências, como eventos, que extrapolam o ciclo de vendas, surpreendendo seu público.

Confira as vantagens dessa estratégia

Para entender a importância do branding, é preciso definir o conceito de marca. Ele engloba o desenho do logo e a identidade visual que padroniza a apresentação da empresa, mas também todo contato da marca com a audiência. Seja a interação nas redes sociais, a usabilidade do produto ou o apoio a uma causa ligada aos valores do seu negócio.

Por isso, os benefícios do branding ultrapassam a percepção visual e alcançam diferenciais para o seu negócio como:

  • aumentar a visibilidade: destaque a sua empresa da concorrência mostrando uma atitude diferenciada, coerente aos valores do seu empreendimento;

  • atrair o público certo: se sua estratégia de branding for bem planejada, seus prospects se identificarão naturalmente com a marca;

  • gerar credibilidade: o consumidor busca resolver um problema ou alcançar um desejo quando faz uma compra e se ele já reconhece na sua empresa um conjunto de valores, terá mais confiança nos seus serviços ou produtos;

  • fidelizar clientes: proporcionando um reconhecimento com a cultura da empresa, você não só aumenta o ticket médio, como terá consumidores encantados, que promovem a sua marca;

  • ter melhores experiências: com ações que geram empatia, seja por uma vantagem ou princípio coerente com os do próprio público;

  • aumentar as vendas: consumir os produtos da marca vai além de uma necessidade, alcançando o status de ser parte de uma comunidade admirada e respeitada pela audiência.

Conheça os 6 passos para começar a fazer branding

Agora que você já conferiu o que é branding e como ele é importante para o crescimento da sua empresa, acompanhe algumas dicas para começar o gerenciamento da sua marca:

1. Defina qual é a sua persona

Antes de escolher quais ações serão feitas na sua estratégia de branding, descubra quem é a sua persona, ou seu cliente ideal. Quais são as dores e desejos que essa pessoa tem? Existe um sonho que é compartilhado entre seus prospects? Observe quais são os ideais pessoais, profissionais e sociais. Gostos culturais também podem ser uma dica para as estratégias mais adequadas.

2. Descubra quais são os valores e posicionamento da marca

Por mais importante que seja saber o que seu prospect pensa, não é para adaptar os princípios da sua empresa. As pessoas não querem uma marca que se transforma de tendência em tendência, elas buscam um negócio autêntico. Para isso, é preciso ter clareza dos valores do seu negócio e divulgá-los para o seu público.

Pense nos princípios inegociáveis e descubra qual é o grande porquê da sua empresa. Simon Sinek, ao apresentar a teoria do Golden Circle, explica que as pessoas não se interessam no que as empresas vendem ou em como elas fazem esses produtos, o consumidor se alinha com o motivo que impulsiona a marca a existir. Divulgue esse fundamento.

3. Dê personalidade à marca, crie uma identidade

Apesar de não ser a única coisa que constitui uma marca, os elementos visuais são fundamentais para indicar a presença da empresa. Esse é um trabalho sério, que necessita de profissionais especializados, afinal, 93% das pessoas observam o aspecto visual para comprar. Isso significa que se você implementar estratégias de branding de sucesso, certamente desejará ser reconhecido pela audiência.

4. Produza conteúdo de qualidade

Talvez você já conheça o inbound marketing e as técnicas de marketing de conteúdo, mas existe também a estratégia de branded content. A principal diferença é que enquanto o inbound oferece informações importantes para a persona, o branded content cria uma campanha pontual. Esse tipo de conteúdo, geralmente viral, transmite o propósito da marca, que assina a campanha.

5. Tenha presença nas redes sociais

Segundo uma pesquisa realizada pela Rock Content, 94% dos entrevistados acessam seus perfis nas redes sociais todos os dias e 38% deles gastam, em média, 4 horas diárias navegando pelas redes. Aproveite para gerar engajamento e proximidade com seu público-alvo. Use o espaço para divulgar vídeos, artigos novos no blog e promover enquetes. Lembre-se também de responder aos comentários.

6. Inove e use a criatividade

Não é toda empresa que está disposta nem tem recurso para investir 65 milhões de dólares em uma única campanha de branding, como a Red Bull fez na Missão Stratos. A questão é que você precisa se destacar e, para isso, pesquise cases de sucesso e pense em soluções inovadoras que podem ser conduzidas pela sua empresa.

Você conferiu neste artigo como o branding é uma ferramenta interessante para divulgar a sua empresa no nicho de mercado e otimizar o relacionamento com o público. Gerenciando sua marca adequadamente, você conquista um time de clientes apaixonados, prontos para defender e promover o seu negócio. Adote essa estratégia e incentive boas lembranças.

Curtiu esse conteúdo? Então siga a In Time no Facebook e aproveite muita informação de qualidade sobre as melhores estratégias de comunicação e marketing para garantir o sucesso do seu negócio!

Leave a comment