O que é endomarketing? Entenda a relevância desse conceito

Melhorar o clima interno e aumentar a motivação das equipes é o sonho de qualquer empresa, mas para isso, é preciso que os gestores saibam o que é endomarketing e como aplicá-lo de forma efetiva para obter os melhores resultados.

Além de ações que reforcem a imagem da empresa para o mercado, é preciso investir em ações para o público interno, melhorando sua percepção em relação à empresa e transformando-os em potenciais defensores da marca.

Leia nossa postagem e descubra mais sobre essa prática que é sucesso nas grandes empresas, mas que podem ser aplicadas por todas. Confira!

O que é endomarketing?

Por definição, o endomarketing – também conhecido por marketing interno – é a adoção de estratégias voltadas ao público interno de uma empresa, compreendendo desde a comunicação corporativa interna e as políticas de incentivos, até a realização de eventos e treinamentos.

Essas ações são elaboradas em conjunto pelas equipes de gestão de pessoas e marketing, focando na satisfação dos colaboradores e no atendimento de suas necessidades, melhorando o clima institucional e aumentando o engajamento de todos com os objetivos da empresa.

Ao investir nessa estratégia, a empresa apostará no poder de influência que seus colaboradores possuem sobre suas famílias, amigos e comunidade, pois eles possuem contato direto com todos os processos e são autoridades no que diz respeito à ela.

O marketing de uma empresa deverá começar de dentro para fora, afinal, de nada adianta gastar milhões em campanhas publicitárias para firmar uma imagem positiva junto à opinião pública, se seus colaboradores contradizem essas mensagens.

Quais os principais benefícios para a empresa?

O endomarketing é uma prática que requer uma boa dose de pesquisa e planejamento para que se alcance resultados eficientes. Vejas os principais resultados que ele trará para a sua empresa abaixo:

Aumento da motivação

Uma vez que a empresa passa a ouvir as reclamações e sugestões de seus colaboradores, eles passam a se sentir mais valorizados e importantes dentro da organização, elevando sua motivação e proporcionando um sentimento maior de pertencimento.

Otimização de produtividade

Ao trabalharem motivados e satisfeitos com a empresa, os colaboradores passam a desempenhar suas funções com mais empenho e proatividade, aumentando os níveis de produção e trazendo bons resultados para ela.

Diminuição da rotatividade

Desde o início dos tempos, a rotatividade de funcionários — ou turnover — tem sido o pesadelo das equipes de gestão de pessoas, afinal, toda vez que um colaborador deixa a empresa, leva consigo muitos conhecimentos que farão falta, sem falar nos custos para repor essa perda.

Ao desenvolver estratégias de retenção de talento e elevar os níveis de satisfação para com a empresa, o turnover é reduzido, diminuindo a perda de dinheiro e de conhecimento.

Melhora no clima organizacional

Manter os níveis de satisfação e motivação das diversas equipes não é algo fácil, principalmente em ambientes hostis ou conflituosos em excesso. Ao aplicar o endomarketing, o clima organizacional melhorará consideravelmente e auxiliará na manutenção desses pontos.

Quais são as práticas mais comuns do endomarketing?

Como vimos, existem diversos benefícios ao se implantar o endomarketing em sua empresa. Agora, você deve estar se perguntando: como posso fazer isso? Vejas algumas práticas que, com certeza, irão te ajudar nesse processo:

Melhoria da comunicação interna

Foi-se o tempo em que um mural de avisos era o suficiente para que a empresa se comunicasse com sua força de trabalho. Atualmente, existem diversos outros meios para estabelecer essa comunicação de forma mais efetiva.

Não que o mural tenha perdido a sua efetividade, mas a questão é que esse é um canal de mão única, não permitindo ao colaborador expressarem-se de outra maneira.

Para uma comunicação efetiva, ela deverá ser um processo de mão dupla, onde ambos os lados possam emitir sua opinião e serem ouvidos. Contudo, mais importante do que ouvir os seus colaboradores é respondê-los!

Em uma comunicação interna de sucesso, a cultura do feedback é essencial para seu correto funcionamento. Criar uma identidade visual para cada campanha realizada também ajuda a melhorar a comunicação entre a empresa e o colaborador, além de facilitar o reconhecimento dos assuntos tratados.

Integração de funcionários e equipes

Apesar de trabalharem na mesma empresa, é muito comum que não haja interação entre as pessoas e entre os departamentos, devido às funções cotidianas de cada setor. Para solucionar esse problema, o desenvolvimento de eventos de integração é essencial.

Essa proximidade traz mais sinergia para todos os processos, além de contribuir de forma muito positiva para a melhoria do clima organizacional. Independentemente se for um happy hour, uma festa de final de ano ou um café com o gestor, o foco deverá ser a integração entre todos os participantes.

Oferta de benefícios extras

É preciso ir além do tradicional vale-transporte, assistência médica e cesta básica. Muitas empresas têm em seu escopo de benefícios outros itens que podem ser atrativos para seus colaboradores, como vale-academia, bolsas de estudos, auxílio-creche, vale-cultura, etc.

O importante antes de definir quais benefícios oferecer, é realizar uma pesquisa interna e verificar quais são as demandas que os seus colaboradores gostariam de solucionar. Outro ponto importante a se considerar é que a adesão aos benefícios seja opcional e que possam ser escolhidos individualmente, afinal, um colaborador sem filhos não terá interesse em um auxílio-creche.

Apresentação de um plano de carreira

Ao entrar em uma empresa, é preciso que o colaborador compreenda até onde pode chegar. Essa compreensão faz com que ele possa planejar o futuro e entender que a empresa possui planos para ele.

Outro benefício ao se ter um plano de carreira claro é que, para crescer dentro da empresa, o colaborador deverá se preparar, participando de cursos e palestras, oferecidos ou não pela empresa. Isso irá aumentar os níveis de aprendizagem e manterá seu colaborador motivado de forma constante.

Mas se lembre: não adianta apenas ter um plano de carreira, é preciso que a empresa tenha condições de cumpri-lo. Caso contrário, gerará frustração em sua equipe, a motivação será perdida e a credibilidade nas ações da empresa será prejudicada.

Essas são apenas algumas ações, dentre tantas, que as empresas podem adotar em seu plano de ações, por isso, é preciso conhecer a fundo o que é endomarketing e o seu funcionamento para, então, definir quais delas se aplicam à sua empresa.

Quer saber mais sobre o poder do endomarketing? Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas com nossa equipe!

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