O que esperar do atendimento publicitário de uma agência?

O relacionamento entre uma empresa e o atendimento publicitário de uma agência deve ser sadio. Afinal, ele é o fator crítico de sucesso para todas as campanhas publicitárias a serem desenvolvidas e para a satisfação de ambos.

Contudo, é comum que se estabeleça uma expectativa muito elevada em relação aos resultados obtidos e é nessa hora que o atendimento publicitário deverá atuar com mais afinco, evitando desgastes entre a empresa e a agência.

Nesta postagem nós abordaremos o que uma empresa deve esperar de um bom atendimento publicitário, como deverá ser essa relação e quais são as atribuições desse profissional. Confira!

O que esperar de um atendimento publicitário?

Ele é o elo entre uma empresa e uma agência: o responsável por representar os interesses de um e de outro. O atendimento deve ter um profundo conhecimento em relação à empresa e ao seu mercado de atuação, sendo capaz de identificar problemas e sugerir soluções.

Se esse conhecimento é pouco ou inexistente, os interesses de ambos serão desalinhados e a agência não conseguirá propor ações adequadas e eficientes.

Ao contratar uma agência para cuidar de sua comunicação corporativa, o atendimento deverá levantar o máximo de informações sobre a empresa e auxiliar todo os departamentos envolvidos no processo: planejamento, criação, eventos, produção e financeiro.

Como deve ser essa relação?

Acima de tudo, é preciso estabelecer um relacionamento de confiança entre as partes para gerar mais autonomia na tomada de decisões. Contudo, é fundamental que sejam levadas em consideração as opiniões de cada um.

Além das competências técnicas de uma agência, a qualidade do atendimento também influencia na gestão do relacionamento com a empresa e na busca por melhores resultados. Desenvolver uma comunicação adequada também é fundamental.

Infelizmente, algumas agências, após o início do projeto, deixam a comunicação com os clientes de lado, realizando-a apenas esporadicamente. Assim, ele fica no escuro quanto ao que está sendo feito e impossibilitado de enxergar os benefícios do investimento.

Um bom atendimento publicitário deverá manter o cliente constantemente informado sobre tudo o que está sendo feito para a sua empresa, mesmo que o processo não esteja completo. Nesses momentos, a prática de envio de relatórios regulares é uma ótima opção.

Apesar de ser uma contratada, é preciso que a empresa compreenda que a agência não é apenas uma ferramenta de execução de tarefas. Ao impor suas vontades e ideias sobre ela, perde-se toda a parte estratégica e dificilmente é possível obter bons resultados.

Quais são as atribuições de um atendimento publicitário?

Apesar de abranger diversas tarefas, é preciso que se tenha em mente quais são as atribuições do atendimento publicitário, ao contratar uma agência. Isso facilitará a compreensão das responsabilidades de cada um. Acompanhe!

Entender as necessidades do cliente

Ao fechar um novo contrato, é essencial que o atendimento publicitário pesquise, colete e organize todas as informações referentes ao cliente e às suas necessidades. Esse passo é muito importante, pois ele será a base para a definição de todas as ações a serem realizadas.

Durante esse processo, é comum que o atendimento identifique problemas ou necessidades que o cliente se quer tem ciência e que estão afetando de forma negativa os resultados da empresa.

No entanto, para que tudo funcione, é preciso que a empresa disponibilize todas as informações solicitadas pelo atendimento. Caso contrário, ele ficará prejudicado e as ações poderão não suprir essas necessidades.

Criar briefings eficazes

O briefing nada mais é do que um documento no qual são relatados todos os objetivos e as necessidades de um cliente. Sua meta é estabelecer um histórico sobre ele e orientar todos os próximos passos da estratégia.

Quanto mais eficaz for a construção desse documento, maiores são as chances de obter bons resultados, sendo esse um fator crítico de sucesso.

Participar do planejamento de estratégias

O atendimento é o profissional que possui maior conhecimento sobre o cliente e é seu representante direto dentro da agência. Logo, é fundamental que ele esteja presente em todas as reuniões de planejamento.

Somente ele será capaz de apontar quais ações têm maior relação com os objetivos da empresa, quais são os resultados almejados e como será a receptibilidade delas pelo cliente.

Manter o cliente atualizado

Como mencionamos, é fundamental que o atendimento mantenha o cliente informado sobre todas as ações e tarefas realizadas pela agência, garantindo sua fidelização. Para isso, é fundamental que o atendimento tenha o hábito de enviar relatórios de status com frequência.

Uma vez que o cliente não sabe o que está sendo feito, abre-se margem para diversos questionamentos que seriam facilmente respondidos por meio de um relatório de acompanhamento  o que gera um desgaste desnecessário no relacionamento.

Focar nos negócios

Além de pensar nos resultados em nível de comunicação e imagem, o atendimento publicitário deverá pensar como um empresário e focar na obtenção de resultados relevantes para o negócio do cliente.

Contudo, é importante ter em mente que ele não será o responsável por realizar as vendas de sua empresa, mas por proporcionar melhores oportunidades de negócio para ela.

Caso ele avalie que, apesar de todos os resultados positivos nas ações, sua empresa não está vendendo por outros problemas, ele poderá apontar essas falhas e orientar o empresário acerca de como elas poderão ser resolvidas.

Propor novas soluções

A cada dia surgem novas soluções e ferramentas que podem auxiliar uma empresa em suas atividades  no marketing não é diferente. O trabalho de um atendimento deverá, ainda, atuar como um consultor de novas oportunidades.

Se sua empresa está investindo uma quantia em publicidade paga e surge uma maneira de fazer com que esse investimento traga mais resultados, por exemplo, é dever do atendimento apresentar essa solução à empresa.

Muito além de um bom relacionamento entre a agência e a empresa, o atendimento publicitário deve atuar de forma consultiva, sempre com bastante jogo de cintura, a fim de evitar atritos desnecessários e desgastes.

Agora que você já sabe o que esperar do atendimento publicitário de uma agência, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa a crescer!

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