Otimização de site: por que você deveria se preocupar com isso?

Aparecer em primeiro nos resultados de busca do Google é o sonho de todos os donos de empresa e das equipes de marketing. Mas, para isso, é preciso investir em algumas estratégias de SEO e, uma das principais, é a otimização de site. Não existe outro caminho, ou você investe ou nunca chegará lá!

Neste post, abordaremos algumas práticas para auxiliar na otimização do seu site visando a melhorar sua colocação no Google e aumentar o tráfego. É importante ter em mente que realizar apenas um ou outro ajuste não garante bons resultados. Confira!

Aumente a velocidade de carregamento do site

O primeiro fator a ser levado em conta é o tempo que o site demora para carregar. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para ver alguma coisa na internet e, se demorar muito, o usuário sai e vai para outra página.

Para aumentar a velocidade, opte por utilizar o carregamento de scripts após o carregamento visual do conteúdo principal da página (região de dobra).

Se você não possui nenhum conhecimento em programação, busque o auxílio profissional de um programador ou de uma agência especializada para ajudá-lo nesse processo.

Escolha as palavras-chave corretas

Mesmo que você não esteja investindo em publicidade paga, é imprescindível que cada página do site possua uma palavra-chave em foco. E não pode ser qualquer uma! A palavra-chave (ou keyword) deverá estar presente no seu conteúdo de forma natural.

Por esse motivo, a construção dos textos e seleção de imagens na página precisa ser devidamente planejada de modo estratégico.

Uma das principais vertentes do marketing digital, o marketing de conteúdo, utiliza essa construção estratégica para melhorar os resultados, gerar mais tráfego e subir seu site nos motores de busca.

Utilize URLs amigáveis

Um dos principais critérios de avaliação que o Google utiliza para definir a ordem dos resultados de busca é a análise do endereço web (URL) das páginas de um site. Contudo, muitas empresas negligenciam essa parte e deixam as URLs com números e códigos.

Uma URL amigável já aponta ao motor de busca qual o tipo de conteúdo que ela possui. Imagine a página de um produto ou serviço no seu site. Qual seria a melhor composição para ela?

  • www.seusite.com.br/abcd1234# ou

  • www.seusite.com.br/nome_do_seu_produto.

Sem dúvidas, na segunda opção fica muito mais claro o que a página está oferecendo, não é mesmo? O Google pensa da mesma maneira. Logo, ele dará preferência a ela e não à primeira.

Torne o site responsivo

Se seu site não está preparado para funcionar em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, saiba que você está perdendo grandes oportunidades de negócio. Afinal, 50% das pesquisas feitas por usuários mobile levam à aquisição de um produto ou serviço.

Além de perder oportunidades, seu site será prejudicado no ranqueamento do Google, pois esse é um dos critérios que ele avalia no momento de entregar um resultado de pesquisa aos usuários.

Como mencionamos, essas são apenas algumas dicas para que você possa otimizar seu site e aparecer nos primeiros resultados de busca e aumentar suas vendas. Por isso, é preciso realizar uma auditoria no site e verificar quais outras melhorias são necessárias.

Agora, que você já sabe um pouco mais sobre a otimização de site, siga nossa página no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro das melhores práticas de marketing e de SEO!

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