Saiba como melhorar a comunicação interna da sua empresa

Não importa o tamanho da sua empresa: se você tem um, cem ou mil colaboradores, todos precisam estar cientes do que está acontecendo e atualizados sobre as decisões estratégicas de negócios para se sentirem parte de um único processo de crescimento.

No entanto, à medida que a empresa cresce (especialmente quando as pessoas se especializam em algumas tarefas diárias), é inevitável que elas percam aquela visão mais ampla do contexto em que operam. Isso, portanto, requer comunicação interna mais efetiva para a empresa.

Essa efetividade não deve existir apenas para fazer com que todos os funcionários se sintam parte da missão, mas também para evitar os custos gerados por desentendimentos ou falhas na comunicação. Isso tudo envolve um trabalho de endomarketing e comunicação colaborativa.

Assim, confira, no post de hoje, estas dicas úteis de como melhorar a comunicação interna na sua empresa!

Organize reuniões de negócios periodicamente

Pelo menos uma vez por mês, organize uma reunião de empresa e convide todos os colaboradores internos para o compromisso. Essa será a ocasião em que cada departamento ou funcionário apresentará atualizações sobre as atividades que está realizando para toda a empresa. Não se esqueça de fornecer tempo suficiente para as perguntas e intervenções dos participantes.

As interações que surgem nessas ocasiões podem ser fantásticas e produtivas. Para tirar o máximo proveito desse tipo de reunião, não se esqueça de incluir momentos de diversão e entretenimento para evitar o tédio.

Além disso, se elementos criativos forem adicionados às apresentações, será surpreendente ver o aumento do interesse e do engajamento dos participantes.

Use blog e newsletter como instrumentos de comunicação interna

Não pense na newsletter e no blog da empresa exclusivamente como meios de comunicação corporativa para o público externo: essas mídias são ótimas formas de melhorar a comunicação interna da empresa.

O envio mensal de um boletim informativo é, de fato, uma maneira efetiva de comunicar as novidades e atualizações de todos os departamentos da empresa a todos os colegas. Obviamente, lembre-se de escrever e-mails interessantes, curtos e fáceis de ler.

Novidades de interesse interno, como a participação em eventos ou feiras, o lançamento de novos projetos, a ativação de novas parcerias e a realização de objetivos de mercado, podem ser publicadas em uma seção específica do blog corporativo e promovidas por meio das newsletters periódicas.

Remova as barreiras comunicativas

Sair com seus colegas para um almoço corporativo, uma rodada de boliche ou mesmo uma viagem de um dia fora da cidade auxilia a remover as “barreiras” que existem entre as quatro paredes do escritório, além de permitir o estabelecimento de uma comunicação mais direta entre as pessoas.

Considere também a ideia de permanecer em contato com sua equipe de trabalho, seja pessoalmente, via e-mail, por meio de um chat interno da empresa ou por um sistema de mensagens instantâneas. Ferramentas como essas ajudam a reduzir as barreiras de comunicação, incentivando uma troca de informações mais rápida e informal.

Abra a porta do seu escritório

Você é o CEO da empresa? Você é responsável por um departamento de empresa? Então, a menos que você esteja ocupado, mantenha a porta do escritório aberta. É uma maneira de dar aos membros da sua equipe um forte sinal de disponibilidade de comunicação.

Assim, eles saberão que, em caso de necessidade, podem entrar em contato diretamente com você, acessando-o em sua estação de trabalho.

Por fim, lembre-se: ajude seus funcionários a se sentirem parte do sucesso de sua empresa, comunicando-se com todos eles da maneira mais cordial e transparente possível.

E então, o que acha de utilizar estes métodos de como melhorar a comunicação interna na sua empresa? Se achou estas dicas úteis, confira também estes 6 passos básicos para criar a identidade visual da sua empresa.

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