Sua empresa pode fazer melhor na gestão de vendas. Saiba mais!

Integrado ao marketing, o setor de vendas de uma empresa é responsável pelo contato com prospects e consumidores. Esse alinhamento atrai, educa, vende e fideliza os clientes, otimizando os resultados dos seus negócios. Por isso, não adianta ter uma comunicação bem resolvida se o time de vendas também não estiver setado para o novo perfil de consumidor. Afinal, como melhorar a gestão de vendas?

As estratégias do vendedor mudaram muito também: hoje, as pessoas compram algo porque querem e no momento que desejam. Tentar empurrar produtos para um público que não vai usá-los é diminuir o desempenho do seu negócio. Confira, neste artigo, como é possível aumentar a produtividade do seu time de vendas e as conversões da sua empresa. Boa leitura!

Automatize os processos de vendas

Quanto menor o valor de um produto, mais fácil é a sua automatização. Basta pensar no funil de vendas: a sua empresa atrai muitas pessoas com o perfil do público-alvo para o topo, diminuindo a quantidade de prospects a cada estágio. Quando o ticket do produto é alto, mais complexas serão as etapas do funil, incluindo orçamentos personalizados e consultorias.

Pense em toda a jornada do cliente e descubra quais fases automatizar, sem perder a qualidade humana do atendimento. Por exemplo, uma pesquisa pode ser realizada por um formulário ao invés de um colaborador responsável precisar ligar para cada novo lead. Atendimentos por chat, fluxos de nutrição e conversas que seguem um script são alguns processos que podem ser automatizados.

Use ferramentas da gestão de vendas

Como você percebeu no tópico anterior, as tarefas de um vendedor são muito próximas da rotina do marketing. Essa interseção, que às vezes gera rivalidade dentro da própria empresa, pode ser usada para melhorar a produtividade dos dois times. O smarketing é um conceito que integra o marketing com as vendas, gerando colaboração para alcançar as metas da empresa.

Para que isso aconteça, fortaleça a comunicação corporativa e use estratégias de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) para sinalizar toda a comunicação do prospect com a empresa. Existem ferramentas com versões pagas e gratuitas que apresentam o estágio do funil, quando um destinatário abre o email enviado ou entra em uma rede social que a empresa está presente.

Monte um plano para o gerenciamento de vendas

Além de contar com um bom gerente de vendas, que saiba coordenar a equipe de forma humana e motivadora, é essencial planejar. Determine qual é o objetivo, estabelecendo quotas realistas, coletando dados sobre as vendas da empresa e seu segmento de mercado, entendendo quem é o cliente ideal e estabelecendo quais recursos serão necessários para a campanha de vendas.

Acompanhe o desempenho da equipe, oferecendo treinamentos e capacitações para melhorar a performance e interação do time. Inspire todos os envolvidos para que eles sintam-se parte da empresa e estimulados a vencer a concorrência. Divulgue ações que estão sendo convertidas e incentive os colaboradores que se destacam, a compartilhar suas técnicas com os colegas e, se possível, crie encontros para isso.

Analise os resultados para as próximas campanhas

Tão importante como planejar e monitorar a execução das vendas é a mensuração dos resultados. Além das taxas de conversão, CAC (custo de aquisição do cliente) e ROI (retorno sobre investimento), acompanhe o desempenho da equipe por meio das ferramentas de CRMs e de pesquisas de satisfação do cliente. Apresente os resultados e trabalhe os pontos fracos (individuais e da equipe).

Viu como a gestão de vendas pode aumentar a produtividade da sua equipe, garantindo melhores resultados? Basta ter clareza do objetivo e compartilhá-lo com a equipe, capacitando-a para atender os clientes da melhor forma possível. Lembre-se também de entender o funil de vendas da sua empresa, melhorando as conversões de cada etapa.

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