Terceirizar o marketing ou contratar um funcionário? Confira esse comparativo!

Atrair o público-alvo, otimizar o relacionamento e fidelizar clientes: existem muitas funções do marketing em uma empresa. Ele faz uma ponte, levando o mix de produtos e serviços para o mercado, usando muitas estratégias criativas e inovadoras para destacar sua marca o máximo possível. Afinal, com todo esse potencial, será que o melhor seria terceirizar o marketing ou contratar alguém?

Não existe uma resposta pronta para essa questão. Pode ser que você já trabalhe com uma agência ou tenha uma super equipe na empresa que só precisa otimizar as competências de cada um. Entretanto, se você ainda tem dúvidas, montamos este post com as principais vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Boa leitura!

Você precisa acompanhar cada ação?

Pode ser que a sua empresa esteja passando por um processo de reestruturação ou lançando um produto novo. Nesse caso, talvez você escolha ver de perto as ações de gerenciamento de marca, ou branding. Se você contar com um funcionário ou equipe interna, será possível verificar todas as ações realizadas e participar das reuniões sobre o assunto.

De qualquer modo, uma agência com experiência no mercado também consegue apresentar as etapas envolvidas e atender essa expectativa do cliente. Avise qual assunto deve ser mantido e em quais mudanças você deverá ser consultado. Optando por uma agência, você conta com profissionais orientados para mostrar tudo o que você deseja saber em um formato organizado e rápido.

Deseja agilidade nos processos?

Ter total controle sobre o que a equipe está fazendo pode passar uma falsa ideia de rapidez e eficácia. Caso você tenha um funcionário, precisará treiná-lo e verificar cada etapa do projeto, muitas vezes atrasando as entregas. Pense sempre em formas de motivar o time e delegar funções para evitar que o colaborador se sinta inseguro.

Caso você tenha urgência pela demanda, uma agência é mais apropriada, já que é acostumada a trabalhar com prazos apertados. Uma ideia na mente e alguns direcionamentos são o suficiente para a empresa terceirizada atender às suas solicitações. Normalmente, existe uma pessoa responsável pelo atendimento ao cliente, que direciona os pedidos e observações para todos os envolvidos no projeto.

Precisa de um profissional com diversas expertises?

Para trabalhar o marketing tradicional, são necessárias muitas habilidades, como um designer para a criação da identidade visual e peças gráficas, um redator, um planejador de mídias e estratégias. Com o marketing digital, surgiram outras especializações. Por exemplo, o profissional de SEO normalmente não entende de anúncios pagos. Caso você precise de um atendimento global, será necessário fazer várias contratações.

Se essa for a sua necessidade, terceirizar o marketing pode ser uma opção mais rica. As agências, normalmente, contam com os mais diversos profissionais, que atuam em alta performance, oferecendo as melhores soluções dentro da sua área. Há 15 anos, quem imaginaria que gerenciar redes sociais seria uma profissão? Garanta o especialista adequado e sob demanda.

Quer um trabalho orientado para resultados?

Um colaborador, se motivado, estará disposto a vestir a camisa da empresa, apresentando excelentes desempenhos. Mesmo que existam muitas técnicas para incentivá-lo a cumprir as metas, como comissões e prêmios, ele ainda estará setado para um salário. As agências estão orientadas para a apresentação dos melhores resultados, aumentando as vendas das marcas com as quais trabalha, transmitindo credibilidade e qualidade do serviço.

Se o objetivo inicial do projeto for ousado, contrate uma empresa de comunicação para obter melhor desempenho. Eles estarão prontos para ouvir qual é a sua proposta e executar ações para alcançá-la. Acostumada a medir e monitorar a performance das campanhas, uma agência consegue prever possíveis falhas e redirecionar investimentos para que a sua empresa consiga o melhor retorno.

Terá que reduzir os custos com o marketing?

Muitas vezes, a empresa precisa diminuir suas aplicações, mesmo que isso implique em uma redução de crescimento. Uma crise financeira ou até mesmo uma insegurança pode influenciar em uma postura de enxugar os gastos. A presença de um funcionário requer uma estrutura adequada, salário fixo e outras despesas, como encargos.

Mesmo que inicialmente pareçam mais caras, as agências de comunicação oferecem um trabalho de qualidade, apresentando gráficos e informações sobre as campanhas e aumentando o ROI (retorno sobre investimento) da empresa.

Está disposto a aprender mais sobre cada assunto?

O inbound marketing tem os melhores resultados na fidelização dos seus clientes? Talvez os outros processos da empresa estejam fluindo e você perceba que está na hora de investir sua energia para entender o marketing e as vendas da empresa. Então, o melhor é ter uma equipe próxima, que possibilite a você entender e também sugerir mudanças.

Se você terceirizar o marketing, também terá um feedback dos profissionais que trabalharem com você, mas uma equipe dentro da empresa pode incentivá-lo, inclusive, a fazer cursos e capacitações para se manter sempre atualizado com relação às novidades do mercado.

Deseja ter acesso às tecnologias e tendências do marketing?

Quando falamos sobre marketing, é natural pensar na concorrência. Por isso, estar sempre atualizado, implementando as novidades do mercado, pode ser o diferencial que destaca a sua empresa no seu segmento. Acompanhar as exigências da sua audiência, atraindo mais clientes e superando as expectativas são algumas das qualidades das agências de marketing. Quanto mais tempo de mercado, mais cases de sucesso.

Claro que um funcionário também consegue acompanhar as notícias sobre o que surge a cada dia. Faça essa observação para ele: um bom profissional saberá quais feeds seguir e ainda é possível que ele inclua uma melhoria constante na rotina. Entretanto, você precisará atender aos desdobramentos dessa exigência e estar preparado para investir em máquinas e outros recursos necessários.

Depois que você viu como as duas opções têm seus benefícios e desvantagens, é hora de entender como isso influencia no cenário da sua empresa. Liste quais resultados você pretende obter com o seu novo time de marketing e observe qual o nível de importância e retorno que dará para a empresa (vide quadro abaixo).

 

Baixo retorno

Alto retorno

Pouco importante

++

Muito importante

++

+++

Agora, separe apenas os itens muito importantes que oferecem alto retorno e veja qual é a melhor opção para a sua empresa: terceirizar o marketing ou realizar uma contratação. Avalie também o impacto que essa ação terá para os outros colaboradores da empresa, e boas estratégias!

Se você gostou deste texto, mas ainda tem dúvidas sobre quais ações de marketing e comunicação você pode implementar na sua empresa, entre em contato conosco e conheça sobre as transformações que esse setor pode conferir para os seus negócios!

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