Veja como fidelizar clientes para potencializar as vendas do negócio

A melhor maneira de fazer sua empresa crescer, principalmente nos momentos de crise, é apostar na fidelização de seus clientes, afinal, já se provou que manter um cliente é até sete vezes mais barato do que conquistar um novo.

Mas como fidelizar clientes? Se essa é a sua dúvida, saiba que você não está sozinho! Na postagem de hoje, traremos alguns exemplos de ações para ajudar você com isso. Antecipando: o perfil do consumidor mudou e quem deseja ter sucesso em suas ações de marketing, deverá ter o cliente como o centro de tudo. Confira!

Por que fidelizar clientes?

Existe uma infinidade de motivos para que a sua empresa invista em fidelização e retenção de clientes. Além da questão de custo que abordamos acima, um cliente fidelizado promoverá a sua empresa de forma espontânea.

Já imaginou um grupo de pessoas trabalhando em sua divulgação 24 horas por dia? E, o melhor de tudo, sem cobrar nenhum centavo por isso? Parece irreal, mas é isso o que acontece quando um cliente se torna defensor de uma marca.

Em pesquisa, descobriu-se que 84% das pessoas seguem recomendações de amigos e familiares, então, se você não está investindo na fidelização de clientes, você está perdendo muito dinheiro.

Como fidelizar clientes?

Essa, sem dúvidas, é a resposta de ouro no mundo corporativo e, muitas vezes, é difícil descobri-la. Não porque o processo de fidelização é algo muito complicado, mas porque muitas empresas desconhecem seu público-alvo, principalmente as de pequeno e médio porte.

Não existe uma “receita de bolo” que possa ser seguida e que levará você ao sucesso, contudo, existem algumas práticas generalistas que podem ajudar no processo. Vamos conhecê-las?

Levantamento de perfil

Para estabelecer qualquer tipo de relacionamento, o primeiro passo é conhecer a pessoa com que sua empresa se relacionará.

Para isso, é primordial que a equipe de marketing tenha um estudo completo sobre o perfil de cliente ideal para a empresa (persona), reconhecendo seus desejos e dores

Criação de vínculo

Uma vez que a empresa possua uma visão clara e precisa do perfil de seu consumidor ideal, é preciso fazê-lo interagir com a marca, afinal, um relacionamento se constrói com muita comunicação. Por meio desse relacionamento, você poderá se aproximar cada vez mais dele e compreender as suas reais necessidades.

Lembre-se de que a comunicação utilizada deverá ser de duas vias, ou seja, escute o seu cliente e jamais o deixe sem uma resposta. Mantenha o diálogo!

Personalização de experiências

Fazer com que as experiências de seu cliente sejam únicas é essencial. Ao ter uma experiência inesquecível com sua marca, o cliente estabelecerá um vínculo emocional profundo, passando a promovê-la e, se preciso, a defenderá como um bom advogado.

Qual a importância do marketing nesse processo?

O setor de marketing é o responsável pela definição da estratégia de fidelização, inclusive, a linguagem a ser trabalhada e os canais de contato com o cliente.

As mensagens e abordagens deverão ser mais humanizadas, buscando demonstrar que a empresa entende os problemas e as dores que o cliente possui e que ele poderá contar com ela para saná-las.

É importante lembrar que, apesar de possuir grande importância nesse processo, o marketing não é o único responsável pela fidelização de clientes. Todos os outros departamentos que mantêm contato direto, devem se atentar aos cuidados de um bom atendimento. 

Agora que você já saber como fidelizar clientes, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude a disseminar o conhecimento!

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